Bhutan

Psicologia do Esporte no futebol: carta aberta

Após 22 anos de pesquisas, intervenções e publicações na Psicologia do Esporte, lamento ter que escrever esse texto em pleno 2014. No entanto, o preconceito e a desinformação de boa parte dos dirigentes e treinadores esportivos (especialmente do futebol) me fizeram iniciar essa reflexão que é mais que um simples artigo – um necessário alerta…

Leia mais

Basquete e Psicologia do Esporte

Um dos esportes mais mentais que já pude trabalhar, o basquete surpreende pela agilidade e precisão exigidas nos jogos. Cada posição – em quadra – apresenta demandas físicas, táticas, técnicas e psicológicas. Atenção periférica e ampla são comuns aos atletas. Especialmente os armadores que necessitam dominar o momento próximo a si (condução de bola) e,…

Leia mais

Adolescência, transição e esporte

“Jogo o suficiente apenas para saber que posso ganhar do meu adversário. Quando tenho a certeza que isso é verdade, o resultado perde o sentido – saio do jogo e chego em casa, derrotado. Especialmente quando me dou conta que poderia ter vencido a partida”. Recordo-me das palavras de um tenista por mim atendido alguns…

Leia mais

Rogerio Ceni e a difícil arte de parar

Para falar sobre um ídolo, é preciso cuidado, sempre. Vivemos num país carente dessas figuras e qualquer coisa que não seja confetes e serpentinas não é lida nem compreendida de forma sóbria, construtiva e objetiva. Portanto, se você é um são-paulino daqueles que embarcam na emoção do fanatismo quase religioso pelo camisa 1 – talvez…

Leia mais

Medo do Sucesso – usina de derrotas

Nesses últimos vinte anos pesquisando e atuando com proximidade o comportamento humano associado ao esporte – constatei o crescimento e a expressão de uma emoção complexa e rotineira: o medo do sucesso.  Para alguns pode soar estranha a ideia de um atleta ter medo de vencer. Até porque, imagina-se que esse seja o alvo principal…

Leia mais

Entrevista – Prof. João Cozac – Radio Jovem Pan

Amigos, boa noite. Participei hoje de uma entrevista fantástica com o jornalista esportivo Wanderley Nogueira da Jovem Pan. Conversamos sobre a importância da Psicologia do Esporte – temas atuais: a goleada sofria pelo Santos diante do Barcelona – a aposentadoria esportiva e os aspectos psicológicos envolvidos – Anderson Silva e conduta comportamental na última luta…

Leia mais

Seedorf e a prontidão competitiva

SEEDORF E A PRONTIDÃO COMPETITIVA – um tema fundamental na Psicologia do esporte *Prof. João Ricardo Cozac. Próximo de completar 37 anos de idade e nascido no Suriname – Seedorf é um exemplo de atleta. Como poucos e raros joradores brasileiros, Seedorf demonstra garra, entrega ao clube, espírito de liderança e uma lealdade absolutamente singular….

Leia mais

Torcidas de futebol e as sombras de uma paixão

Assim sou eu – meu jeito de expressar afeto – minha paixão. Possuo e perco , te tenho em recomensa – te perco em identidade. Meu time expressa os anseios, as dúvidas, as angústias – meu medo, prazer e amor. Voz social ou herói mudo – respiro as palavras do cântico de meu povo. Coloco…

Leia mais

Futebol: sexo sem amor

Amigos, li uma pesquisa que aponta uma queda brusca de audiência nos jogos da Seleção. E não é pouca coisa. Imaginem sessenta e dois Maracanãs lotados a menos assistindo pela televisão a equipe nacional se enrolar cada vez mais dentro de campo. Este é o tamanho do prejuízo que o futebol burocrático e sem graça…

Leia mais