Jogo interior do tênis

Psicologia do Esporte: Tênis e o esporte mental Dr João Ricardo Cozac O tênis é, sem dúvida, um dos esportes que mais exige preparação e equilíbrio mental. Entrar numa quadra para disputar uma partida demanda foco, atenção, diálogo interior (monólogo) positivo, tomada de decisão, antecipação e atitude (tomada de iniciativa). No emaranhado emocional gerado, quase…

Read More

Psicologia do Esporte e prof. João Carvalhaes: um visionário no mundo da bola

Muitos atribuem, de forma totalmente equivocada, o preconceito dos dirigentes do futebol em relação à Psicologia do Esporte por conta do trabalho desenvolvido pelo Prof. João Carvalhaes nas décadas de 50 e 60 no futebol brasileiro – quando reprovou Mané Garrincha no teste psicotécnico (único instrumento que havia na época para traçar o perfil psicológico)…

Read More

Síndrome do fracasso neurótico: jogadores e equipes pedem socorro

As demandas psicológicas e emocionais continuam fazendo suas vítimas dentro e fora de campo. Os psicanalistas costumam dizer que “tudo começa na infância”. Neste caso, podem estar corretos. Jogadores de futebol provenientes de famílias menos favorecidas social, educacional, econômica e culturalmente exibem – com preocupante frequência – o que passou a ser chamado de “síndrome…

Read More

De heróis a vilões: a ganância e vaidade dos (ex) ídolos

Convido o amigo a voltar ao ano de 1990. Mais exatamente na Copa da Itália. Era o Mundial que a imprensa e a opinião pública compreenderam que seria a coroação da “era Dunga”: o momento em que o volante da seleção ganharia a admiração do mundo. A equipe foi treinada por Sebastião Lazaroni e fomos…

Read More

As tramas psicológicas no futebol brasileiro : o diálogo entre o preconceito, a ciência e o senso comum

O futebol, assim como outras modalidades esportivas, apresenta demandas psicológicas e emocionais. No entanto, a visão de dirigentes sobre os aspectos comportamentais dos atletas e das equipes merece uma atenção especial.   É alarmante o preconceito com que a Psicologia Esportiva é encarada no futebol. Abaixo, descrevo um pouco desse diálogo desencontrado das demandas psicológicas,…

Read More

Kobe Bryant e o resgate do sentido do esporte

Nos últimos dois anos, passei a acompanhar a NBA mais de perto e me admirar com a organização e profissionalismo daqueles que participam do maior espetáculo do basquete mundial. Até porque, o futebol brasileiro anda muito chato, desinteressante e caminha de mal a pior – tanto na administração, como na concepção de esporte, atleta e…

Read More

Nadal e a Síndrome do Fracasso Neurótico

O que estaria havendo com Rafael Nadal? A pergunta que já é manchete antiga de jornal – continua cada vez mais atual. Creio que há uma associação entre fatores físicos, mentais e técnicos que estão causando a desvitalização do tênis do Nadal. Desde muito cedo, Rafa dedicou todos os seus esforços ao tênis e, ao…

Read More

São Paulo se arrasta em suas próprias demandas psicológicas e emocionais

Acompanhei, hoje, a quarta derrota do São Paulo para o Corinthians, no Itaquerão. Tenho algumas considerações a fazer sobre o time – algo que venho reforçando há pelo menos 18 meses. 1. Falta competência competitiva ao grupo Competência competitiva é representada por um conjunto de fatores psicológicos e emocionais que, somados aos técnicos e táticos,…

Read More

Formação de jogadores no padrão FIFA : ilusão ou realidade?

Por João Ricardo Cozac Especial para o jornal “A Gazeta Esportiva” Blog: “Gol de Cabeça” O pênalti perdido pelo jogador do Corinthians, Matheus Pereira, após frustrada tentativa de “cavadinha” na decisão contra o Flamengo reabre uma discussão que jamais deveria se fechar: a formação da identidade dos jogadores de futebol no Brasil. Li atentamente o…

Read More

Psicologia do Esporte ainda é tabu no futebol

O ingresso das ciências da saúde relacionadas com a preparação esportiva tem sido lento e gradual. Nas décadas de 60 e 70, por exemplo, não existiam os profissionais da Nutrição, Fisiologia e às vezes – até – da preparação física. Eram apenas o treinador e um médico com algum conhecimento em ortopedia. Nada mais. A…

Read More

Seleção Brasileira, Psicologia Esportiva e o eterno 7 a 1

Apesar dos quase 25 anos estudando, pesquisando, lecionando e atuando com a Psicologia do Esporte, ainda me sinto pregando no deserto. Por sorte (e alegria), alguns colegas começam a engrossar o coro pela valorização da Psicologia Esportiva no futebol. Ouvi agora na tv que o ex-jogador Edmílson está, hoje, com o Dunga e o restante…

Read More